A Morte de Arlindo Cruz Sambista com 66 anos chama muito atenção por causa da numerologia, mais um cantor que teria envolvimento com práticas ocultas do candomblé.
Preta Gil também fazia rituais e era adepta do candomblé, o Pai de santo de Preta Gil destaca força espiritual que a acompanhou: 'Presença da Orixá.
De forma resumida:
Orixá é uma divindade ou força da natureza, que representa aspectos da criação, energias cósmicas e forças vitais.
Eles são intermediários entre Olodumare (o Deus supremo) e os seres humanos.
Cada orixá está ligado a elementos da natureza (rios, trovões, florestas, mares, etc.) e a valores humanos (justiça, coragem, fertilidade, sabedoria...).
Mas na visão do cristianismo estas forças da natureza são chamadas de demônios, espíritos
imundos que agem sobre a matéria, a questão luminosa está associada aos átomos, elemento que vibram. São chamados também de devas; Deva significa literalmente “ser luminoso” ou “ser brilhante” (da raiz div, “brilhar”). São vistos como seres espirituais elevados, ligado aos quatro elementos da natureza.
DEVA no zoroastrismo: daeva = espírito maligno, enganador.
Essa inversão foi proposital: os antigos persas rejeitaram o panteão védico, tratando os devas como forças da desordem, e exaltando os ahuras (senhores). Na língua inglesa, devil (diabo) vem do grego diabolos, existe a semelhança fonética com deva/daeva
No esoterismo ocidental (teosofia, ocultismo, hermetismo), o termo deva também passou a designar espíritos da natureza — inteligências sutis que habitam e regem os elementos (fogo, água, ar, terra).
Alguns ocultistas (como Helena Blavatsky e Alice Bailey) usaram “deva” para falar de espíritos construtores do plano físico e etérico.
Na tradição iorubá (África Ocidental), EXU é uma das divindades (orixás) mais importantes. São também reconhecidos como demônios no cristianismo.
Na Umbanda: além do Exu-orixá, existe a Linha de Exus — espíritos trabalhadores que se apresentam com nomes como Exu Tranca-Rua, Exu Marabô, Exu Veludo etc.
Funções principais do EXU nestas religiões:
Mensageiro que leva oferendas, pedidos e comunicações entre os humanos e os outros orixás.
No culto, cada pessoa tem um orixá “de cabeça” (principal) e possivelmente um ou mais “adjuntos”, que influenciam seu caráter, destino e proteção.
Gilberto Gil fez rituais pela cura de Preta Gil
Por exemplo ligado aos elemento das natureza:
Oxum: associada aos rios, à beleza e à fertilidade.
Xangô: ligado ao trovão, à justiça e ao poder.
Iansã: ventos, tempestades e coragem.
Ogum: ferro, guerra, tecnologia e caminhos.
O conceito central é que os orixás são manifestações específicas da força criadora única, cada uma com sua personalidade, história e domínio.
Servir as forças da natureza significa servir aos demônios segundo a interpretação cristã, a capa do disco de Gilberto Gil parece fazer uma alusão a maçonaria, alguns dizem que ele é iniciado.










Comentários
Postar um comentário