Caixa de pandora se abre e revela os demônios ocultos das empresas

 Esta semana foi aberta a caixa negra que revela um grande escândalo, o Pandora Papers  abriu sua caixa de Pandora e trouxe a público um mega escândalo, envolvendo vários políticos e empresários, inclusive do governo brasileiro, algo que deve ter um grande impacto nas próximas eleições.


Os Pandora Papers são 11,9 milhões de documentos que vazaram e foram publicados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos a partir de 3 de outubro de 2021, uma lista que descreve paraísos fiscais e corrupção da pesada, citando is nomes das empresas envolvidas.  Pandora revelou offshores de 336 políticos e altos funcionários de 91 países, Prevent Senior, Crefisa, Riachuelo foram apenas alguns nomes em destaques, mas tem vários outros. 


Na lista também há políticos como ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto entre outros, veja  alguns citados aqui.

Caixa de Pandora é um objeto da mitologia grega, peça central do mito de Pandora, a primeira mulher criada por Zeus, umas das histórias mais citadas da mitologia grega. Embora popularizado como uma "caixa" nas versões primitivas do mito tem-se que o recipiente seria um jarro.


 A caixa se aberta poderia trazer o caos e a escuridão ao mundo, pois soltaria os demônios aprisionados nela. Trata-se de um objeto  com alusões fálicas fazendo referência ao inferno no centro da terra.


Portanto as revelações do Pandora Papers diz respeito a revelações bombásticas da caixa negra de diversas empresas, arquivos secretos sobre políticos e empresas internacionais, algo que certamente começou a abalar a confiança neles.


O mito de Pandora foi usado no filme Titanic, ao abrir o cofre não havia mais nada além de papéis e a imagem de uma bela mulher. O cofre simbolizava a caixa de pandora e o caos seguiria com o navio partindo ao meio e afundando. Abordamos este assunto em um vídeo veja.

             

Postar um comentário

0 Comentários