Cumbre Vieja rompe uma nova cratera assustadora

 Desde a erupção do vulcão Cumbre Vieja na Espanha, no ultimo domingo 19, que estava adormecido desde 1971, que os olhos do mundo se voltaram para as ilhas Canárias e o que parecia ser apenas um despertar de um deus do fogo, se tornou um pesadelo para  quem mora nas suas proximidades e ao redor do vulcão. Na mitologia Vulcano é considerado o deus dos vulcões e em outras religiões o centro da terra é o inferno ( Hades)


A grande preocupação chegou ao Brasil, com a antiga possibilidade do vulcão explodir e causar um grande Tsunami, que chegaria em cerca de seis horas em vários litorais do país. ainda que especialista afirmem que esta possibilidade é bem remota.


Hoje o vulcão abriu mais uma enorme cratera assustadora, lançando lavas de fogo como jamais se esperava, a oeste do local da primeira cratera principal. Agora se somam quatro fontes de erupção jorrando lavas que preocupa bastante, principalmente quando chegarem ao oceano.

 

 O Cumbre Vieja já destruiu muitas casas e edifícios ao seu redor e já forçou a evacuação de centenas de pessoas, cerca de seis mil pessoas até agora, que jamais imaginaram que este vulcão voltaria a despertar com tanta fúria. Quando a lava entrar em contato com o mar, há outra preocupação, pois ele poderá formar nuvens de gases tóxicos que podem ser também mortais e ainda se acredita que isso deve atingir outros paises.

   

 Esta nova cratera que foi aberta de ontem pra hoje revela a intensidade da atividade do Cumbre Vieja e não se sabe quando ele poderá reduzir sua intensa atividade, a ultima atividade do vulcão foi em 1971, cinquenta anos atrás.

Um vulcão é uma abertura na crosta terrestre (camada superficial da Terra) por onde são expelidos para a superfície materiais originários do manto. Estes materiais, em geral, surgem em estado líquido-pastoso e incandescente recebem o nome de magma.Os vulcões entram em erupção quando há uma intensa atividade no centro da terra e este magma precisa ser expelido.



O tsunami só poderia acontecer se o vulcão explodisse caindo uma grande parte dele no mar, ocasionando uma onda gigantesca.

Postar um comentário

0 Comentários